Já que o envelhecimento da população japonesa é crescente, o mercado resolveu trocar seu alvo. Saem os jovens de sucesso e entra a turma de cabelos grisalhos (baby boomers das décadas de 50-60).
Hoje no Japão, três em cada cinco compradores do Nintendo Wii já passou de 40 anos.
Esta influência cultural, e seu poder de compra, afastou a crônica fixação na juventude.
A Nintendo desenhou o Wii, seu mais novo e brilhante produto do mundo dos games, para as gerações mais velhas, com jogos recreativos e tradicionais, como tênis e golfe.
A Nissan, gigante do ramo de automóveis, refez sua linha de esportivos para adaptar portas deslizantes, facilitando para aqueles com pouca mobilidade física.
Os últimos modelos de celulares (ketai), vem com botões mais largos e displays maiores.
Mesmo a programação da MTV japonesa, está investindo em flash-backs nostálgicos, visto que sua audiência está ficando grisalha.
Pesquisas dizem que o homem mais procurado tem por volta de 37 anos, e a mulher 31.
Aquilo que era visto pejorativamente, como ‘velhice’, foi substituído por ‘charme maduro’.
Até as firmas de cosméticos estão se adaptando. Ao invés de produtos para retardar a velhice, cremes com propriedades que mantém a saúde do corpo e preservam a ‘beleza interior’.
A geração que ajudou a erguer o Japão à segunda economia do planeta, está com 60 anos e alcançou a aposentadoria forçada. Quase 4 milhões de homens irão se aposentar em 2009.
Contudo, a maioria não irá mendigar com sua pensão, já que conforme caminham para a aposentadoria, seus salários tendem a subirem como prova de lealdade à empresa, e ao se afastarem, recebem um bônus de quase 3 vezes o salário anual.
Mas ainda assim a maioria está relutante em se aposentar.
Quase 60% dos japoneses prefere manter-se na ativa.
A grande diferença dos baby boomers de antes e os atuais, é que com a erosão da estrutura familiar, esta é a primeira geração que não está preocupada em deixar uma herança para os filhos.
O Japão de velhos em números:
-Dos 127 milhões de japoneses, 21% tem mais de 65 anos, a média é de 45 anos.
Em 2025, serão 33%, e a média será de 50 anos.
-A expectativa de vida hoje é de 82 anos, a maior do mundo. A segunda é de 78 anos (UK).
-35% dos homens com mais de 65 anos ainda trabalha. O percentual europeu é de 10%.
domingo, 20 de julho de 2008
Como se constrói um país de velhos - ou o Japão em 2025
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comments:
Postar um comentário