sábado, 19 de julho de 2008

TASPO

O hábito/vício de fumar, ainda é bem comum e popular entre os japoneses, e apesar das medidas que vem sendo tomadas pelo governo , o número de fumantes vem diminuindo pouco.

Praticamente o fumante no Japão é tratado como um proscrito, um doente - mas parece não fazer tanto efeito.

É terminantemente proibido fumar em lugares fechados, a não ser em salas determinadas para isso. Vi em um shopping, uma casinha pequena, do formato de iglu, onde os fumantes (de pé) davam tragadas e trocavam baforadas. Numa mesa alta, diversos folhetos explicando os males e oferecendo serviços e opções de como se livrar do vício.
A foto ai embaixo mostra uma destas 'salas' para fumantes, em Tóquio.


Por incrível que pareça, em algumas cidades, fumar na rua é proibido, mas é possível ver algumas áreas, ao ar livre (?), escolhidas para esta ‘prática’.


Uma das últimas medidas do governo foi condicionar a venda de cigarros nas máquinas de venda automática, ao uso de um cartão, o Taspo.

(Nesta máquina de cigarros de um hotel, consta um aviso dizendo que para comprar, basta pegar o taspo na recepção.)



Apenas maiores de idade (a partir de vinte anos), conseguem o tal cartão, mediante o preenchimento e envio de um formulário para a Federação Japonesa do Tabaco, que fica responsável por cadastrá-los. Se esta medida fosse no Brasil, todos estariam falando mal do governo, pois precisou-se gastar uma fortuna para adaptar as milhares de máquinas já existentes no país.

Além disso, haveria um comércio ilegal de cartões de cigarro logo, logo... e o que impediria o garoto de pegar escondido o cartão do pai, ou da mãe, ou do irmão mais velho?

Talvez a medida funcione no Japão, mas me parece que seria mais barato investir em campanhas anti-tabagistas na televisão, revistas e jornais, pois não vi nenhuma por lá.

0 comments: