sábado, 19 de julho de 2008

Tóquio

Tóquio ou Tóquio-to, na verdade não é uma cidade, mas uma província (grande Tóquio), com 38 milhões de habitantes. Ao todo são mais de duas dúzias de cidades que se juntam aos 23 bairros especiais, formando a grande Tóquio.
A cidade de Tóquio é designada por nijusanku, que significa '23 bairros', distinguindo-a do resto da província.
A população total dos 23 bairros é de 8,28 milhões (estimativa de 2002) – ou seja, cerca de dois terços da população da Grande Tóquio vive em um quarto da área da Grande Tóquio.
Por isso a sua densidade populacional é grande, cerca de 13 habitantes por quilômetro quadrado.
Cada bairro tem o seu próprio prefeito eleito e assembléia.
A população aumenta em 2,5 milhões ao longo do dia, com o fluxo de estudantes e trabalhadores. É a única cidade do mundo, cujo PIB ultrapassa o trilhão de dólares, superior a África inteira.

Mais números?

Seis vezes mais riqueza que Portugal.
Tem o metro quadrado mais caro do mundo.
A bolsa de valores mais movimentada do mundo
Possui sete aeroportos, sendo um deles o maior aeroporto do mundo (Haneda, 550 quilômetros quadrados, com 5 andares, servindo 440 empresas aéreas.)
Parece que se habituou em ser citada no livro Guinness dos recordes, tanto que tem o recorde de cidade com maiores recordes...

Foi praticamente toda destruída por duas vezes, uma no terremoto de 1923, e outra no final da segunda grande guerra (1945), quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, matando mais de 150 mil pessoas.

Pouca gente sabe, mas estes bombardeiros mataram mais pessoas do que as duas bombas atômicas juntas. Devido à alta densidade populacional, e das construções quase todas de madeira, que forneceram um alvo perfeito para as bombas incendiarias.

0 comments: