sexta-feira, 11 de julho de 2008

Gueixa moderna


Impossível ir ao Japão e na volta não ouvir a pergunta: 'E as gueixas?'

O ocidental alimenta uma idéia errada do papel da gueixa, muito por conta dos estereótipos do cinema.

Antigamente, (põe antigamente nisso) lá pelo shogunato Tokugawa (1603-1868), algumas mulheres eram treinadas desde cedo, para entreter os homens importantes, através do canto, da dança, da habilidade com determinado instrumento musical, ou apenas como uma companhia agradável à mesa, durante uma refeição ou celebração.
Para a sociedade, era uma prova de sua sofisticação, o auge.

Para as meninas, era uma chance de ascender, não só financeiramente.
Estas mulheres, chamadas gueixas ( 'pessoa das artes'), com o tempo assumiram um papel maior na vida econômica e política do reino.
Passou-se a permitir então, que qualquer pessoa, independente da seu status, pudesse ter este prazer, dai a proliferação dos distritos de gueixas em cada cidade.

Tóquio chegou a ter mais de uma dúzia deles, verdadeiros bairros, com restaurantes e casas de show e bares, casas de banho e de massagem.

É claro que com o passar do tempo, mesmo os japoneses começaram a desvirtuar a idéia original, pois no antigo sistema, a gueixa não ia para a cama com os clientes.
(Para um estrangeiro, a colocação do laço do quimono diz tudo, já que o laço feito à frente, caracteriza uma prostituta vestida como uma gueixa.)

Aos poucos também as escolas de gueixas (okiya), verdadeiros quartéis, começaram a desaparecer. Aquelas que ainda existem, se limitam ao ensino da profissão, pois uma gueixa de verdade (com licença para ser gueixa) atualmente não se difere de qualquer outra profissão.
Escolhem este trabalho voluntariamente e se aposentam quando querem.

Além disso, existe a exploração da imagem da gueixa, como aquelas que atendem à domicilio (instant geisha), através de agências de contato. Basta pegar o telefone:
Um jantar com os amigos do trabalho... Precisa de duas gueixas? Estamos enviando. Com notinha ou sem ?

Outra diferença é que um gueixa licenciada, trabalha até os 60, 70 anos, enquanto que uma 'gueixa instantânea', com seus 20 anos de idade, vende além da ilusão, sua juventude.

0 comments: