domingo, 20 de julho de 2008

Escala shindo

A escala de terremotos japonesa (shindo) classifica os abalos pelo efeito, e vai até 7, da seguinte forma:
Shindo 0 - Os objetos suspensos movem-se suavemente, mas o movimento não dura muito tempo.
Shindo 1 - Se uma pessoa estiver sentada vai perceber um leve tremor, mas que não dura muito tempo.
Shindo 2 - Os objetos suspensos balançam e é possível sentir o tremor estando em pé. Quem tem sono leve, pode despertar.
Shindo 3 - O tremor é facilmente perceptível. Formam-se ondas em um copo contendo água. Pode-se escutar o barulho de louças no armário.
Shindo 4 - Objetos finos como vasos e porta-retratos podem cair. Mesmo quem está caminhando ou dirigindo um automóvel sente o tremor. O abalo é capaz de despertar uma pessoa que está dormindo.
Shindo 5-jaku (fraco) - Os objetos podem cair devido à intensidade do abalo. O vidro das janelas pode se romper. É possível ver os postes balançando. Muros e paredes sem reforço podem apresentar rachaduras. Os sistemas novos de segurança interrompem o fornecimento de gás. Algumas casas podem ficar sem água e luz. Há perigo de desmoronamentos.
Shindo 5-kyoo (forte) - Os objetos caem das estantes. O mesmo pode acontecer com móveis pesados. A porta pode ficar emperrada. Algumas máquinas automáticas chegam a tombar. Os trânsito é interrompido. Algumas casas apresentam rachaduras nas paredes.
Shindo 6-jaku (fraco) - É difícil permanecer em pé. Móveis pesados que não estão fixos movem-se do lugar e tombam. Os vidros das janelas quebram. Casas menos seguras podem desabar.
Shindo 6-kyoo (forte) - As portas podem ser lançadas para longe devido ao tremor. Das construções, começam a cair cacos de vidros e pedaços das paredes. Mesmo as casas mais resistentes podem apresentar danos nas paredes e bases. O local pode ficar sem fornecimento de energia.
Shindo 7 - Não é possível caminhar. Os móveis saem do lugar e os objetos começam a voar. Em quase todas as construções os vidros rompem e os azulejos caem. Mesmo as paredes e casas mais resistes podem apresentar danos ou inclusive desabar. Há avalanches a perigo de rachaduras na terra.

O terremoto de Kobe, em 1995, foi um terremoto 7,6 na escala richter e 6 na shindo ...
Desde muito tempo, sabe-se que as aves migratórias evitam o Japão por conta disso, e se comenta que existe uma previsão para daqui a 30 anos, de ocorrer um outro terremoto semelhante ao de Kanto (com magnitude 8,3, matou mais de 140.000 pessoas em 1923 e destruiu Tóquio).

ps. Enquanto escrevo, fico sabendo que aquele terremoto ‘que eu não senti’ ontem, parou trens e derrubou uma ponte. Duas das três mortes confirmadas, provocadas pelo tremor, ocorreram devido a uma pessoa que saiu correndo na rua e foi atropelada, e a outra que pescava na encosta de um morro que desmoronou.

Dois dias depois, outro forte tremor paralisaria 2 usinas nucleares (das 55 que existem no pais).

0 comments: