quarta-feira, 2 de julho de 2008

Japão para principiantes



O Japão ou Nihon (em japonês), não é uma ilha como muitos pensam, mas um arquipélago, um conjunto de quase 7 mil ilhas, sendo quatro delas as principais, Hokkaido (ao norte), Honshu (onde estão as maiores cidades), Kyushu e Shikoku (mais ao sul).
As maiores ilhas são ligadas por pontes ou por túneis sob o mar.

Os países vizinhos são aqueles com que o Japão ainda tem relações abaladas, por conta de seu passado expansionista e belicoso; Coréia, Rússia e China.

Não é um país tão pequeno quanto se imagina, sua área total é maior que a Alemanha, igual a da Itália ou o estado da Califórnia (EUA), é maior que o estado do Maranhão (mas 23 vezes menor que o Brasil), sendo que 50% de sua área é coberta por florestas preservadas.

O japonês em geral segue três religiões durante sua vida. O xintoísmo, que é original do Japão, o Budismo, que foi introduzido no século 4, e o catolicismo, sem que exista conflito entre elas.
Diz-se que o japonês nasce xintoísta, casa no católico e morre budista.

Sua população passa de 128 milhões, sendo que quase 80% se encontra nas cidades.

As taxas de crescimento vem se mantendo nos últimos anos, em torno de 1,3 crianças por mulher, o que é ruim para o país hoje, pois com uma alta expectativa de vida, cerca de 84 anos para mulheres e 77 anos para os homens, está causando um envelhecimento de sua população e conseqüentemente, desequilibrando sua política social, além de outros reflexos econômicos.

0 comments: